terça-feira, 12 de maio de 2015

V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE



        Aconteceu neste dia 12/05/2015, na Câmara de vereadores da cidade de Fronteiras/PI, a V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. Presidiada pela Presidenta da Comissão Organizadora do CMDCA. O tema abordado durante o encontro foi “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes - Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”.

       A conferência reuniu representantes do Conselho de direitos da criança e do adolescente, conselho tutelar, crianças e adolescentes, representantes do poder judiciário, representantes do ministério público, representantes de instituições de ensino, profissionais da assistência social, NUCA, profissionais de saúde, pastor da Assembleia de Deus, prefeito municipal, secretária de Educação, assistência social e cultura.

       Na abertura da conferencia houve uma bela apresentação pela  crianças do Centro de Educação Infantil, José Aquiles Filho, em seguida os adolescentes do NUCA apresentaram uma peça de teatro, caracterizados da turma do Chaves com o Tema: Os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes, ambas apresentações foram bem aplaudidas.

       O Pastor Jaime falou da importância e do valor da criança e do adolescente, contextualizando com passagens bíblicas, em seguida a Secretária de Assistência Social Zildenia Ribeiro ressaltou que o principal objetivo da conferência municipal e analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, as diretrizes para a gestão e ações práticas, para garantir a implementação da Politica e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. O Prefeito local Eudes Ribeiro declara que devemos mobilizar o sistema como um todo. “A população em geral devem se atentar para a importância do controle social na consolidação e monitoramento da Política Nacional de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes” A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fronteiras (CMDCA), Nayara Bruna, considera que este encontro desenvolve ações para a promoção dos Direitos das crianças e também dos adolescentes.

      A Assistente Social Maria do Amparo ministrou a palestra principal do evento e afirma que deste encontro sairão 6 delegados para participarem do Encontro Estadual sobre os Direitos Humanos da Criança e do Adolescente. “É muito importante um debate como este para contribuir na construção da política de promoção e proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes” reafirma a mesma.

       Em seguida o grupo de participantes foi convidado a dirigir-se para a sala de seu eixo e diretrizes da qual estava identificado, na pasta recebida no ato do credenciamento.

        Após estudo e propostas elaboradas o grupo voltou a plenária para socialização e escolha dos delegados para participarem da conferencia estadual.

       Os organizadores da Conferência foram: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fronteiras-PI, Secretaria de Assistência Social e Prefeitura de Fronteiras.


 







Peça Teatral









































Nenhum comentário:

Postar um comentário